Econômia
1. Reduzir consumo de combustível (até 20%).
2. Diminuir emissões poluentes.
3. Aumentar eficiência do motor.
Manutenção
1. Prevenir desgaste prematuro do motor.
2. Reduzir risco de superaquecimento.
3. Prolongar vida útil dos componentes.
Benefícios adicionais
1. Melhor desempenho.
2. Redução de vibrações.
3. Maior segurança.
Regulagem regular garante economia, eficiência e durabilidade do veículo.
TROCA DE CORREIAS
A troca das correias do motor é essencial para:
A troca das correias do motor é essencial para:
Prevenção de Danos
1. Evitar quebras abruptas e paralisações.
2. Prevenir danos ao motor ( até R$ 10.000).
3. Reduzir risco de superaquecimento.
Benefícios
1. Economia de combustível.
2. Melhor desempenho.
3. Redução de emissões poluentes.
4. Maior segurança.
Intervalo de Troca
1. Correia dentada: 60.000-100.000 km.
2. Correia de distribuição: 50.000-80.000 km.
3. Correia de acessórios: 40.000-60.000 km.
Verifique o manual do proprietário para orientações específicas.
Verificações
1. Óleo: nível, cor e viscosidade.
2. Líquido de arrefecimento: nível e cor.
3. Fluidos: direção hidráulica, transmissão e freios.
4. Filtros: óleo, ar e combustível.
5. Correias: desgaste e tensão.
6. Velas: desgaste e funcionamento.
7. Baterias: carga e condicionamento.
Frequência
1. A cada 5.000-10.000 km.
2. Antes de viagens longas.
3. Após reparos.
Benefícios
1. Prevenir danos.
2. Reduzir despesas.
3. Aumentar segurança.
4. Melhor desempenho.
Trocar o aditivo do sistema de refrigeração do veículo é crucial:
Benefícios
1. Evita corrosão e danos ao radiador.
2. Reduz risco de superaquecimento.
3. Melhora eficiência do resfriamento.
4. Protege bomba d'água e motor.
5. Previne formação de depósitos.
Frequência de Troca
1. A cada 30.000-50.000 km.
2. De 2 em 2 anos.
3. Sempre que o líquido estiver turvo ou sujo.
Consequências de não trocar
1. Danos ao motor (até R$ 10.000).
2. Paralisação do veículo.
3. Redução da vida útil do sistema.
O serviço de freio é essencial:
Segurança
1. Evitar acidentes fatais.
2. Reduzir risco de colisões.
3. Melhorar controle do veículo.
Manutenção
1. Prolongar vida útil dos componentes.
2. Reduzir desgaste irregular.
3. Prevenir danos ao sistema.
Benefícios
1. Melhor desempenho.
2. Redução de vibrações.
3. Economia de combustível.
4. Confiabilidade.
Frequência
1. A cada 10.000-20.000 km.
2. Ao notar desgaste ou ruídos.
3. Sempre que necessário.
A troca de óleo e filtro é importante:
Benefícios
1. Prolongar vida útil do motor.
2. Reduzir desgaste e corrosão.
3. Melhorar desempenho e eficiência.
4. Economizar combustível.
5. Reduzir emissões poluentes.
Frequência
1. Óleo: a cada 5.000-10.000 km.
2. Filtro de óleo: a cada 5.000-15.000 km.
3. Filtro de ar: a cada 15.000-30.000 km.
Consequências de não trocar
1. Danos ao motor.
2. Superaquecimento.
3. Perda de potência.
4. Maior consumo de combustível.